Parte de minha trajetória

 Uma pequena parte de mim escrita aqui para vocês!

Criada na roça,descendente de italianos e viúva onde criou seus filhos sozinha, te apresento a  Antonia Mazetto, minha amada vózinha.; Mulher forte que me ensinou as melhores coisa da vida! E me tornou a mulher que sou hoje.

Dona Antonia assim mais conhecida...


Quando mais novinha ela me levou para morar com ela,como uma forma de ajuda minha mãe que se casou muito nova e onde teve 4 filhos . Minha vó fazia questão de me ensinar tudo, e o pouco que sabia, pois como viveu muito tempo na roça não pode ir a escola.Muito comum naquela época ...mas me ensinou a ler e escrever antes mesmo de ir a escola ....me contava muitas historias e cresças de sua épocas!!!De vida simples com seus onze irmãos que tinha que acordar cedo para ajudar na roça,

Me recordo do meu primeiro dia de aula,onde  ela não se sentia segura tendo o  medo de que eu me perdesse ou que alguém me roubasse ( hoje ate compreendo o motivo )...e ao me deixar na escola ficava ali ,ate dar a hora da saída!!!Ao descobrir fiquei muito brava, pois eram horas ali de pé.... Mas ela era teimosa demais e não deixou de sair dali ate ter certeza que eu estaria bem.

Quando dava a hora do recreio ,corria ate o portão para dividir meu lanche e contar a ela tudo de novo que eu estava aprendendo!!! E aos poucos ela foi se sentindo segura e foi deixando de me esperar horas....senti falta no início ,mas ate foi bom pois pude fazer novos amiguinhos !  

Me recordo também dos gelinhos que ela fazia, de frutas para vender e de seus pães caseiros, entre infinitas coisas maravilhosas que me  deixa belas recordações. Conforme o tempo foi passando tivemos que  nos mudamos varias vezes, mas não me recordo as razões, ate o dia que minha mãe queria que eu voltasse para casa ...Não foi nada fácil pois  morava com minha vó ha bastante tempo e minha mãe vivia mudando pelo fato de não se entender bem com meu pai, que insistia que fossemos aos fim de semanas em sua casa!Mas por medo ,minha mãe não aceitava a ideia....Era tudo muito diferente e eu queria ficar com minha vó, mas minha mãe não deixou!!! 


Gelinhos que ela fazia para ajudava muito na renda.


 Então em pouco tempo iriamos nos mudar novamente, por conta de problemas que minha mãe estava tendo com meu pai ,e foi ai que a minha vó resolveu vir com a gente!!!!E para mim foi a maior noticia .... Fomos mora no sitio da minha tia (irmã de minha vó) e foi uma alegria pois moravamos na cidade e praticamente trancados,e la seria totalmente diferente. Era um sonho ,havia muito espaço e podíamos ter bichinhos de estimação que quisesse ...ja em questão a escola era mais complicado pois era bem longe e tinha que andar muito ate chegar la!!!

Minha vida na roça com meus irmãos.


Depois de um tempo tivemos que nos mudar ,novamente mas não para a cidade ,pois minha mãe gostava do mato e nos tomamos gosto pela vida no campo. Então fomos para uma outra chacára, mas como caseiros(pessoa que mora e cuida dos serviços gerais ) que era bem diferente da que estavamos acostumados!!! A casa era bem simplizinha e pequena ,o local era pequeno e não podiamos ter animais alem dos que ja tinha no local.

Me recordo de tantas coisas boas vivida ali naquela casinha...corríamos  no mato ,andávamos nas tubulações de água que liga as furnas( a rede de abastecimento de energia) ,tomávamos banho de bica e no rio....Passamos momentos felizes ali!!!Mracando muito minhas infancia...


Eu ja perto dos 13 anos junto da minha vó....

Pouco tempo depois meu pai faleceu depois de um assalto ,então tivemos que retorna para cidade ,onde minha mãe morou quando se casou para cuidar dos assuntos que meu pai deixou. Ele havia deixado alguns imóveis e muitas dividas....tivemos que ficar em um dos imóveis deixado por ele ate resolver as questões  das contas deixadas.A escola era do lado de casa e tinhamos amigos ali de quando íamos visitar minha mãe, o mercado era próximo tudo muito mais comodo do que era no sitio. E como ja estava mocinha estava pegando gosto pela cidade....

Minha mãe montou um bar num dos imóveis ,para poder juntar dinheiro e  pagar as contas que havia . Nossa vida estava indo bem ,mesmo pelo fato de ser um local perigoso, sabia que não seria para sempre!O tempo foi passando e eu ja com meus  13 anos pude reencontrar um grande amor de infancia, nesse periodo que tivemos que ficar ali.Enquanto minha mãe e minha vó mau via a hora de retornar para o interior....

Isso dara um outro post quem sabe ..... rsrsr

Bela história pra resumir assim...


 Um certo dia minha mãe pediu para arrumar algumas roupas,que teríamos que nos mudar ,não disse o motivo e nem o lugar , como de costume era algo normal a se fazer, rsrsr mudar sabe Deus pra onde !!!!

Fomos para uma chacara linda, toda gramada e bem maior que as outras e bem próximo das que moravamos, ali minha mãe nos disse que seria a nossa casa!!Todos amaram a noticia ,mas ja eu fiquei um pouco triste por deixar amigos e uma paixão para trás.... mas com o tempo isso passaria...(isso foi o que pensei pois nunca passou).


Sonho que minha mãe realizou depois de anos!!!


Enfim tinhamos nosso próprio sitio ,sonho de minha mãe e  minha vó. Minha mãe passou a morar  a casa de cima e eu e minha vó, ficamos com a casinha de baixo onde cada uma tinha seu próprio cantinho!! Com o passar do tempo terminei os estudos e me mudei para casa que moravamos na cidade ,a procura de emprego. Minha vó passou a ter diabetes e pressão alta e foi adoecendo ....Assim que soube passei a visita- la mais vezes...Ate que engravidei para a alegria da minha vó ,pois teria mais uma bisneta....mas ela não pode participar muito como eu sonhava e depois que minha filha nasceu ela me deixou!!!!Não estava em meus planos e nem preperada ....

Me senti tão sozinha ,sem saber o faria sem sua ajuda...Minha mãe também sentiu com a perda e começou a adoecer para meu desespero... Pouco tempo depois Ela infartou e teve um AVC !Mas graças a Deus não me deixou ,mas ficou com sequelas do AVC....perdeu parte dos movimentos do lado direito e a fala.

Minha mãe com minha segunda filha

 Mesmo com as dificuldade que ficou ela sempre permaneceu forte,hoje faz praticamente tudo sozinha ....com o lado direto paralisado e sem poder falar (somente som de manamana) ela vem sendo minha companheira e de minhas filhas ... A pouco mais de um ano voltei a mora no sitio com minhas duas filhas, para ajudar meu irmão no geral. E hoje minhas filhas tem uma qualidade de vida melhor e minha mãe o prazer de ver suas netas crescendo dia a dia ao seu lado!

Hoje so tenho a agradecer  a Deus por tudo, mesmo com parte de mim faltando,sei que ela estara lá de cima olhando por nós ....Gratidão por tudo !!!!

E esse foi um pequeno resumo da minha vida e da trágetoria  que tive ate aqui..... um grande beijo a todos vocês que parou para  ler, um trecho de minha historia!!!! beijos e até breve!


 

Comentários

Os mais visualizados

¨A Saudade das Minhas Veias, da Avó que Me Criou e da Mãe que Partiu Há Quase Três Anos"

Meu Blog Monetizado: A Vida de uma Mãe Empreendedora na Roça

"Lembranças de Infância: A Magia dos Almoços de Domingo na Casa da Vó Antonia!".